Criar uma Loja Virtual Grátis
Equinodermos

Equinodermos

Os equinodermos (do grego echinos: espinhos; derma:pele) constituem um grupo de animais exclusivamente marinhos, dotados de um endoesqueleto (endo = dentro) calcário resistente, o que difere dos outros Invertebrados e apresentam espinhos na pele, que possuem função de proteção e locomoção, podendo se venenosos, mas não são peçonhentos e justificam o nome zoológico do grupo.

Os equinodermos são animais invertebrados, triblásticos, celomados e não segmentados, como já falado anteriormente.

Os equinodermos não apresentam olhos e cabeça específicos. Apresentam dois tipos de simetria: 

 

Simetria Primária (simetria larval) que é Bilateral e Simetria Secundária (simetria na fase adulto) que é Radial ou Pentarradial. 

Quando estão na fase de larvas, estas larvas irão ser plantônicas ( irão se localizar na superfície da água) e na fase adulta, estes animais podem ser rastejantes ou sésseis betônicos.

Apresentam alto poder regenerativo, principalmente nos téntaculos e víceras. Alguns representantes deste filo quando se sentem ameaçado pelo predador, eles podem vomitar essas víceras e com isso conseguem fugir do predadore depois conseguem se regenerar.

O tamanho dos equinodermos varia bastante; o diâmetro da estrela-do-mar, por exemplo, medido de uma ponta a outra de seus braços, pode ser de alguns centímetros a até um metro, dependendo da espécie.