Criar um Site Grátis Fantástico
Moluscos

Moluscos

O nome do filo tem origem do latim Molluscus, que quer dizer mole, então todos os representantes deste filo apresentam o corpo mole e exoesqueleto (esqueleto externo) calcário.

Os moluscos são animais invertebrados, triblásticos, celomados e não segmentados, como já falado anteriormente e também podem ser terrestres e aquáticos (marinhos ou dulcícolas).

Este exoesqueleto tem origem das espículas calcárias e depois irá apresentar a forma de concha sólida com ou não divisão. Esta concha sólida é uma estrutura que tem a função de fornecer abrigo, proteção e estratégia de sobrevivência, resultando em adaptações ao meio.

A concha dos moluscos aquáticos é muito pesada, por isso, que na passagem para o ambiente terrestre de alguns representantes dos moluscos, estes representantes passaram a possuir uma concha mais leve para facilitar sua locomoção.Quando alguns representantes dos moluscos conquistaram o ambiente terrestre, a cavidade do manto deu origem ao pulmão, mais alguns não se adaptaram ao ambiente terrestre e voltaram para o ambiente aquático, mas não mudaram seu Sistema Respiratório, continuando com o pulmão.

 

Podem apresentar três tipos de divisão corporal:


-Cabeça, massa visceral e pé;

-Massa Visceral e pé;


-Cabeça, massa visceral e tentaculos.

 

Em sua estrutura corporal apresentam vários olhos entre os quais estruturas chamadas de estatocistos. Podem ser monoicos ou dioicos.

São animais protostômeros.

Possuem Simetria Bilateral.

Possuem o Manto ou Pálio, na qual é a estrutura que secreta a concha sólida e situa-se na parede externa dorsal e com isso irá apresentar a Cavidade do Manto ou Cavidade Palial que é a dobra da epiderme interna, onde são lançadas várias substâncias e também irá apresentar estruturas que realizam várias funções, principalmente de excreção e respiração.